Escolha uma Página

Não é incomum um cachorro engasgar com alguma coisa. Isso infelizmente pode levar à obstrução das vias aéreas e consequentemente à morte.

Já falamos aqui no site sobre o que fazer se seu cão estiver engasgando. É importante saber disso pra poder socorrer o cachorro caso seja necessário.

Mas o que faz um cão engasgar? Vamos listar aqui as 10 coisas mais comuns que levam um cão a engasgar. Esteja sempre atento ao seu cachorro, prepare sua casa pra evitar que ele pegue coisas que não deve e faça o que você puder pra seu cachorro viver mais e melhor.

Coisas que fazem um cachorro engasgar

1. Bolas

Encontrar a bola certa pro seu cachorro é uma das coisas mais importantes que você vai precisar fazer. Qualquer bola, de qualquer tipo, que possa ser engolida pelo seu cão é muito pequena e é um grande risco para o cão se engasgar. A bola da foto com esse Labrador tem o tamanho perfeito.

2. Ossos cozidos

Ossos cozidos podem ser muito perigosos pros cães. Não apenas o cachorro pode se engasgar com ossos inteiros que são muito pequenos, ossos cozidos podem se partir em pedaços pequenos e afiados, tornando-se um grande risco para o cão se engasgar. Muitas pessoas acham seguro dar ossos cozidos pro cachorro, mas não é. É melhor dar um brinquedo apropriado.

3. Cartilagem

A cartilagem é algo muito popular que as pessoas adoram dar pros cachorros, sem saber dos seus perigos. A cartilagem é difícil de mastigar e é uma das coisas que mais engasgam cachorros todos os anos.

4. Gravetos

Gravetos são clássicos, todo mundo já brincou assim com seu cachorro, mas eles são bem perigosos. Não apenas porque podem entrar na garganta do cachorro quando ele está correndo, eles também podem se partir em pedaços muito fáceis de serem engolidos e causarem o engasgo.

5. Brinquedos mastigáveis

Brinquedos mastigáveis podem ser bem seguros, mas é importante encontrar o tipo certo de acordo com o seu cão. Um cão que não é muito destruidor pode estar seguro com um brinquedo de nylon mais fraco ou uma bola de tênis, mas um cão que mastigue muito e destrua seus brinquedos, precisa de algo mais resistente para que ele não quebre o brinquedo em pedaços. Sempre dê brinquedos com supervisão e só deixe seu cão sozinho com algum brinquedo se você tiver absoluta certeza de que ele não pode se engasgar. Isso inclui os temíveis ossos de couro, jamais dê ossos de couro pro seu cachorro.